Um pitch é, basicamente, um breve discurso de vendas e tem como finalidade despertar o interesse da audiência através de informações resumidas, porém, objetivas e merecedoras de atenção.
Embora pareça uma atividade simples, fazer um pitch com eficiência envolve algumas questões importantes. Um discurso bem preparado e memorizado sobre os pontos essenciais e diferenciados do seu negócio pode fazer uma grande diferença na mensagem transmitida.
O tempo de realização de um pitch não é universal e vai depender da ocasião, circunstâncias, localização, público, finalidade, etc. Pode ter a duração de até 30 minutos, no entanto, na maioria das vezes, ele costuma ser reduzido entre 1 a 5 minutos. O mais importante é saber direcionar o discurso conforme o receptor e o objetivo desejado.
Citamos aqui alguns tipos de de pitches mais comuns nas apresentações profissionais:
Elevator pitch: também conhecido como pitch de elevador, é aquele que tem duração de até um minuto. A ideia é fazer uma apresentação como se houvesse somente tempo para uma conversa rápida dentro de um elevador.
Tweet pitch ou pitch expresso: é o pitch sobre seu negócio resumido em uma única frase.
Pitch read me: é um pitch escrito que pode ser enviado à pessoa de interesse por email ou por mensagem.
Pitch deck: Pitch combinado com material de apoio como dados, gráficos e textos.
Comunicação Escrita: tenha cuidado para não errar
Pitch de vendas: Apresentações curtas sobre o produto, serviço ou sobre a própria empresa.
Quanto menor o tempo do pitch, mais adaptado e resumido o seu discurso deverá ser e, sendo assim, necessita ser focado na apresentação de soluções e nos diferenciais da empresa.
Já nos mais longos, a narrativa pode apresentar maiores detalhes sobre a empresa, produto/serviço, assim como o interlocutor poderá utilizar-se de materiais de apoio, como slides, gráficos, como é o Pitch Deck.
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Apresentamos algumas dicas que podem ajudar na elaboração de um pitch para que ele seja, de fato, eficiente.
- Identifique quem é o seu público e quais são seus interesses.
- Tenha um conhecimento amplo sobre o seu produto ou serviço.
- Defina seu objetivo.
- Elabore uma apresentação simples, porém, muito clara.
- Transmita segurança ao ouvinte adaptando a linguagem ao público.
- Comunique as informações mais relevantes da sua empresa de maneira estratégica. Seja claro e coeso nos seus objetivos.
- Fale do seu mercado de atuação.
- Prenda a atenção do público com pequenas histórias (estratégia conhecida como storytelling) sobre seu negócio. Uma boa narrativa gera conexão, empatia e curiosidade na audiência.
- Use gatilhos mentais, como, por exemplo, o senso de urgência.
- Apresente casos de sucesso.
- Esteja preparado e demonstre domínio no assunto. Em algumas situações é possível que o público faça perguntas sobre seu negócio logo após a apresentação do pitch.
- Dê atenção à postura corporal. Mensagens também são transmitidas através de gestos, velocidade e clareza de voz.
Lembre-se de que o tempo é muito valioso, por isso, antes de elaborar seu pitch, seja ele curto ou mais longo, treine bastante o seu discurso. Dessa forma, você poderá avaliar quais pontos devem ser melhorados para atrair a atenção do seu público e, assim, gerar futuros negócios.
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