No momento, você está visualizando Quando a inteligência artificial  vira hacker

Quando a inteligência artificial vira hacker

Quando a inteligência artificial  vira hacker

 

Com a rápida evolução tecnológica em um mundo super conectado, os especialistas em TI deixam de ser os únicos a se preocuparem com a segurança digital e esse temor tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas e empresas.

Nesse cenário de crescente sofisticação das ameaças cibernéticas é muito importante ter empresas que possam oferecer soluções robustas, inteligentes e atualizadas para proteger os dados, sistemas, empresas e pessoas.

 

Por que é tão importante essa proteção?

Muitas são as ameaças e entre elas pode-se citar a importância  de garantir a proteção dos dados confidenciais de clientes e parceiros e trabalhar de forma a estar em conformidade com a LGPD. Além disso, é crucial ter um plano de prevenção contra prejuízos financeiros e questões jurídicas para garantir a continuidade operacional e a reputação da marca. 

 

Um marco preocupante: o primeiro ataque hacker orquestrado por IA

Em novembro de 2025 o mundo testemunhou um evento inédito e alarmante que foi a notícia do primeiro grande ataque hacker conduzido quase inteiramente por IA. Segundo a empresa Anthropic, hackers chineses utilizaram seu assistente de IA chamado Claude para executar um ataque de ciberespionagem contra cerca de 30 alvos globais, incluindo empresas de tecnologia, instituições financeiras, agências governamentais e indústrias químicas.

Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!

 

 Como o ataque aconteceu?

Os hackers se passaram por uma empresa de segurança para induzir o Claude a gerar códigos maliciosos para realizar o ataque que teve entre 80% e 90% das ações feitas pela IA. 

Os especialistas ouvidos pelo The Guardian alertam que ataques como esse são potencialmente um ponto de inflexão no ciberespaço: usar IA para automatizar grande parte do ataque diminui muito a barreira técnica para hackers sofisticados.

 

O que sua empresa pode fazer agora?

Diante desse cenário, a segurança digital passou a ser um dos grandes desafios do século XXI, por isso é muito importante investir na proteção da informação, pois a prevenção é a melhor opção.

Sendo a prevenção um dos mais importantes pilares para a segurança cibernética da empresa, recomenda-se

  • auditorias regulares de segurança em sistemas e redes;
  • treinamento contínuo de colaboradores sobre boas práticas de proteção digital;
  • Implementação de soluções com IA defensiva que sejam capazes de detectar comportamentos diferentes do padrão;
  • monitoramento proativo 24/7. 

 

 O futuro da segurança digital é agora

Com o ataque que aconteceu essa semana, torna-se mais evidente que a segurança digital precisa evoluir junto com a tecnologia. Por isso, se você ainda não deu atenção para a cibersegurança da sua empresa, faça isso o mais rápido possível para garantir a proteção do que atualmente é considerado muito valioso em qualquer empresa, os dados.

A Super TI 360 está pronta para ser sua parceira nesta jornada, ajudando na proteção dos seus dados e os dos seus clientes, garantindo a sua tranquilidade.

 

CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO

 

logotipo_superti360