O desenvolvimento tecnológico permite que cada vez mais seja possível agregar valor aos negócios já existentes, além de possibilitar novos modelos. Apesar do avanço das tecnologias não ser novidade, elas têm se tornado cada vez mais acessíveis e baratas e isso tem feito muita diferença na popularização de ferramentas que antes só eram viáveis para grandes empresas.
Esse é um caminho sem volta que teve início com a Internet das Coisas na década de 70 e que passa pela da Inteligência Artificial e o Aprendizado das Máquinas.
Para que o Aprendizado das Máquinas aconteça é necessário que dados sejam oferecidos e esse processo gera a inteligência sobre os dados que proporciona cada vez mais tomadas de decisões por meio do uso de algoritmos inteligentes. Assim, a tomada de decisão é gerada por meio da captação, análise e síntese dos dados. O uso dos dados para guiar as decisões a serem tomadas torna o processo mais seguro, verificável, focado e assertivo, pois parte da realidade que pode ser mensurada.
Nesse cenário, a cadeia de valor digital fornece dados fundamentais para a tomada de decisão, por meio da utilização de um método que auxilia a empresa na organização dos seus processos. Quanto mais inteligentes e interligados os dados estiverem, maiores serão as possibilidades de uma tomada de decisão mais adequada em cada situação.
Essa maneira de gerir um negócio tem como base dados confiáveis e que podem ser checados, sendo assim fundamental que eles tenham qualidade e que sua análise e interpretação sejam eficazes.
Clique aqui e saiba mais sobre CRM
Na atualidade, os dados são um dos ativos mais importantes de uma empresa, pois podem ser transformados em conhecimento e gerar importantes estratégias de negócios. Assim, as informações são usadas para tomada de decisões mais acertadas, visando o crescimento comercial.
A inteligência nos negócios (Business Intelligence) é um conjunto de processos, arquiteturas e tecnologias que transformam dados brutos em informações significativas que ajudam a tomar decisões, gerando negócios e lucro.
Muitos negócios passaram ou ainda estão passando por mudanças para utilizar novas ferramentas tecnológicas e estratégicas. Transformações nem sempre são fáceis, pois além de envolver a tecnologia passam pelos colaboradores e gestores, mas são elas que levam à maturidade digital. Essa maturidade digital com base em dados traz vantagens como maior transparência, monitoramento de números e gerenciamento das decisões utilizando os dados obtidos.
Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!
O setor do varejo é um excelente exemplo de uso dos dados para a tomada de decisão, pois são coletadas informações de comportamentos dos usuários na hora da compra e nas publicações nas redes sociais.
Não há como negar que os desafios da era digital são muitos e que mudanças ocorrem a todo o momento. Entretanto, esse contexto também proporciona muitas inovações e ferramentas que permitem a tomada de decisão baseada em dados e na análise objetiva das informações, utilizando instrumentos que permitem cruzar dados, realizar comparações e contextualizações para que as decisões tomadas sejam mais efetivas. Além disso, é também importante adotar uma nova cultura, caso a empresa não tenha o hábito de tomar decisões baseada em dados, e sempre ter em mente que esse é um processo que está em constante evolução para ficar cada vez mais rico e repleto de informações que podem gerar melhorias ou novas possibilidades de negócios.