Diante da quantidade de ataques cibernéticos que o mundo e especificamente o Brasil enfrentam, a cultura de segurança digital tem, a cada dia mais, se tornado uma prioridade para as empresas.
Para se ter uma ideia, o Brasil é vice-campeão em ataques cibernéticos, com 1.379 golpes por minuto.
Atualmente, os dados são os bens mais valiosos de uma empresa. Por isso, muitos gestores passaram a avaliar as ferramentas que utilizavam para a segurança e como poderiam aprimorá-las para estabelecer uma cultura de segurança digital com a elaboração de protocolos e rotinas específicas para esse cenário.
Antigamente, essa preocupação era delegada apenas para o TI da empresa, entretanto devido às ameaças constantes dos cibercriminosos todos os processos e comportamento dos usuários passaram a ser importantes para que uma boa cultura pudesse ser implantada.
Essa implantação precisa ter como parâmetro a estrutura e como o negócio é organizado para que as ferramentas e protocolos utilizados sejam compatíveis com as necessidades da empresa e dos seus colaboradores.
A conscientização dos funcionários, dos mais novos aos mais antigos, é fundamental, por isso é importante que sejam oferecidos treinamentos para que todos entendam a importância da mudança de hábitos e como utilizar os protocolos e ferramentas de segurança.
Ao mesmo tempo em que é importante que sejam adotadas soluções de segurança mais completas e que garantam maior proteção para o negócio, pois um só é efetivo com o outro. Ferramentas e ações dos colaboradores precisam estar alinhadas.
Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!
Por que se prevenir?
A privacidade dos dados precisa ser garantida, por isso é fundamental a colaboração de todos os envolvidos em todos os processos e em todas as áreas.
Para isso, as políticas de segurança precisam ser difundidas e revistas para que esse objetivo seja alcançado. A empresa precisa ainda fazer uma análise dos riscos cibernéticos a que possa estar exposta para poder avaliar e escolher as melhores ferramentas e protocolos de segurança constantemente, pois os crimes estão cada vez mais sofisticados.
Diante dessa situação, todos os protocolos e ferramentas precisam ser atualizados com frequência.
Vantagens de investir em segurança
Investir em cibersegurança evita as perdas causadas por ataques cibernéticos.
Se uma empresa for vítima de um ataque terá que interromper o trabalho por um período de tempo o que acarretará em perdas. Ao contrário, empresas que se protegem conseguem uma maior estabilidade operacional, têm uma produtividade maior e não estressam os colaboradores com questões relacionadas à segurança.
Quando os dados estão protegidos, a credibilidade da empresa diante de clientes, fornecedores, investidores e parceiros fica assegurada. Isso ajuda na manutenção e no crescimento do negócio.
Esse pensamento tem se difundido não apenas entre grandes empresas, mas as pequenas também estão aderindo às boas práticas de segurança.
Além disso, empresas que transmitem maior confiabilidade para o mercado e potenciais clientes têm mais chances de conquistar novos mercados.
Além de tudo que foi exposto acima, investir em prevenção é muito mais barato do que ter que intervir e buscar a redução de danos quando um ataque cibernético já aconteceu, pois o trabalho e operações precisam ser interrompidos, gerando perdas financeiras.
Poder de resposta frente a um ataque cibernético
Quando há uma política de segurança implantada na empresa, se houver um ataque a capacidade de resposta e redução dos danos é muito maior do que em uma empresa em que não há essa preocupação. É assim que a identificação e mitigação de ameaças age, pois dá uma respsota rápida aos incidentes e evita que a maioria dos problemas ocorra.
Por exemplo, se a empresa tiver nas suas estratégias de segurança a rotina de realizar backups regularmente, os danos serão muito reduzidos e tudo poderá voltar ao normal muito mais rápido.
Assim, é importante que se crie diretrizes organizacionais para que seja estabelecido como os dados da organização serão protegidos. Feito isso, todos os colaboradores devem seguir o que foi planejado e precisam ter um comportamento digital seguro e alinhado com as diretrizes da empresa.
Para que tudo funcione como o esperado é fundamental que todos estejam comprometidos, pois a cultura de segurança digital é uma responsabilidade de todos.