A governança de TI é um pilar importante para a tomada de decisão baseada em dados para que o uso das melhores tecnologias e práticas possam ser consideradas para beneficiar a empresa.
Por isso, a tecnologia da informação é um ponto estratégico para empresas de todas as áreas e de todos os tamanhos.
O que é governança de TI?
Pode ser definida como um conjunto de práticas, processos e políticas que buscam garantir que as ferramentas tecnológicas sejam utilizadas de forma eficiente para atingir os objetivos esperados pela empresa. Ela estabelece responsabilidades, define processos e monitora o desempenho e a eficácia dos recursos tecnológicos para garantir que estejam alinhados ao que espera a organização e que atuem de acordo com as regulamentações, gerem agilidade, valor e mitiguem os riscos para o negócio.
Engana-se quem acredita que ela é apenas para grandes corporações, pois ela é importante para as pequenas e médias empresas.
A governança de TI nas empresas
É esse conjunto de práticas, processos e políticas que ajudam as empresas de diferentes áreas e tamanhos a:
Competir em um mercado cada vez mais digital: permite que usem a tecnologia para se destacar no mercado.
Proteger seus dados e sistemas: ajuda a implementar medidas de segurança eficazes para proteger seus dados.
Melhorar a eficiência operacional: permite que melhorem os seus processos de TI, objetivando a redução de custos e o aumento da produtividade.
Garantir a conformidade regulatória: ajuda a cumprir as regulamentações de proteção de dados e outras normas relevantes.
Para que seja implementada é necessário ter em mente quais são os objetivos de negócio da empresa por meio de um entendimento entre os líderes do negócio e os profissionais de TI. Dessa forma, as prioridades e necessidades serão identificadas.
Com esse mapeamento feito, a governança de TI irá propor os investimentos tecnológicos necessários para que os objetivos sejam alcançados.
Clique aqui, inscreva-se no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!
Governança de TI: uma necessidade
Considerando o que foi anteriormente explicado, a implantação da governança de TI nas empresas é uma necessidade, pois garante o alinhamento estratégico dos objetivos da empresa com os investimentos em TI, otimiza os recursos porque reduz custos e aumenta a eficiência, ajuda no gerenciamento de riscos referentes à segurança da informação de acordo com as regulamentações específicas, melhora a tomada de decisões por meio do fornecimento de informações claras e importantes e assim aumenta a transparência, pois com todo o planejamento realizado a comunicação fica mais fácil e a colaboração entre diferentes setores da empresa aumenta.
Empresas que almejam crescer e permanecer no mercado precisam ter em mente que a governança de TI é um investimento estratégico que pode gerar benefícios significativos para corporações de todos os tamanhos e de diferentes áreas.
.