No momento, você está visualizando Infraestrutura inteligente com a virtualização: flexibilidade, agilidade, economia e segurança

Infraestrutura inteligente com a virtualização: flexibilidade, agilidade, economia e segurança

 

A virtualização é uma tecnologia que pode ser comparada a dividir um computador poderoso em várias máquinas virtuais que funcionam de forma isolada. É como se um prédio fosse dividido em apartamentos separados. Cada um com o seu sistema operacional, aplicativos e dados. 

 

Como a virtualização pode melhorar a infraestrutura?

 

A virtualização traz flexibilidade, pois permite uma infraestrutura híbrida que possibilita que o ambiente local trabalhe integrado com o virtual.

A necessidade de hardware físico diminui, pois vários sistemas operacionais e aplicativos funcionam em apenas um hardware físico. Isso possibilita a redução de custos para comprar equipamentos, no consumo de energia e no espaço físico.

Além disso, a criação de novas máquinas virtuais é feita rapidamente se comparada com a instalação de um servidor físico.

As ações podem ser tomadas de acordo com a demanda e sem necessitar de paradas significativas na rotina da empresa, aumentando a flexibilidade e a escalabilidade da infraestrutura.

Com essas vantagens, a empresa ganha agilidade e diminui o tempo de inatividade.

 

 Segurança e continuidade com a virtualização

 

Além de a virtualização poder contribuir para a proteção de dados, por exemplo, ao facilitar backups e snapshots, seus benefícios vão além ao propiciar o aumento da capacidade de um sistema se recuperar de falhas que é a resiliência e oferecer maior controle e gerenciamento sobre a infraestrutura. Isso possibilita que os responsáveis possam controlar e monitorar vários sistemas de um ponto centralizado e assim otimizar a utilização de recursos e reduzir a complexidade operacional.

A resiliência permite a rápida recuperação de desastres por meio da replicação e restauração de máquinas virtuais a partir de backups. Dessa forma, o tempo de inatividade é minimizado.

O controle aumenta porque a virtualização abstrai o hardware físico, possibilitando com isso a alocação dinâmica de recursos, o provisionamento rápido de novos ambientes e o gerenciamento centralizado de múltiplos sistemas operacionais e aplicações.

A resiliência e o controle propiciam maior flexibilidade para adaptar a infraestrutura às necessidades do negócio e para responder aos incidentes de forma mais eficiente.

Mas como isso é feito na prática?

A resiliência e o controle proporcionados pela virtualização se convertem em maior agilidade para ajustar a infraestrutura às demandas do negócio e em respostas mais eficazes quando ocorrem imprevistos.

  • Separação com máquinas virtuais (VMs): cada máquina virtual funciona isoladamente, como apartamentos separados em um prédio. Se uma VM for atacada, o problema fica contido e não influencia no restante da infraestrutura. Essa separação oferece uma proteção extra que o hardware físico tradicional não consegue oferecer.
  • Recuperação rápida e descomplicada em caso de falhas: diante de um incidente, restaurar sistemas virtualizados é muito mais rápido do que em ambientes físicos. As máquinas virtuais podem ser rapidamente recuperadas a partir de cópias de segurança, minimizando as interrupções nas operações da sua empresa.
  • Defesa inteligente e ativa: diversas plataformas de virtualização já incorporam ferramentas avançadas para identificar ameaças e reagir automaticamente a ataques cibernéticos. Assim, a virtualização não apenas mantém seus sistemas operacionais ativos, mas também protege seus dados contra as crescentes ameaças online.

 

Economia e eficiência 

Ao optar pela virtualização, a economia ocorre, por exemplo, porque o consumo de energia cai, pois a necessidade das máquinas físicas diminui. Por isso, recursos podem ser direcionados para outras necessidades.

Com a virtualização, os processos podem ser feitos sem interrupções significativas dos serviços o que também garante economia de tempo e recursos. A partir de um backup, uma máquina virtual pode ser restaurada sem causar grande impacto na rotina operacional da empresa. Essa tecnologia também impulsiona a economia da cloud computing, permitindo que sejam adquiridos apenas os recurso necessários da cloud e que os usuários os acessem por meio dos hardwares físicos.

A gestão centralizada ajuda no controle de toda a TI da empresa. Os processos se tornam mais rápidos e o tempo de resposta para as demandas diminui, garantindo maior agilidade nas operações.

Ao optar pela virtualização, sua empresa adapta a infraestrutura tecnológica às mudanças e exigências do mercado para que possa crescer e não perder oportunidades de negócios.

Ao promover otimização, segurança, flexibilidade e economia, a virtualização torna a empresa mais competitiva e resiliente para enfrentar a concorrência e a evolução contínua do mundo digital.

Não perca a oportunidade de transformar sua empresa com a virtualização!

Entre em contato com a Super TI 360 e deixe que nossos especialistas apresentem todos os benefícios da virtualização para a sua TI: agilidade, segurança, flexibilidade e economia ao seu alcance!

CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO

 

logotipo_superti360