“Slop” é um termo que tem como tradução literal “desleixo” e se refere aos conteúdos de baixa qualidade ou indesejados gerados por inteligência artificial (IA) e normalmente sem supervisão humana.
Esses conteúdos podem incluir textos, imagens ou vídeos criados automaticamente por ferramentas de IA. Eles têm como características ser redundantes, descontextualizados ou mesmo errados e acabam por poluir a internet com informações imprecisas ou irrelevantes.
Diferente de um chatbot, os slops não têm como resultado um material interativo nem objetivam suprir às necessidades ou responder aos questionamentos das pessoas. A finalidade deles é parecer conteúdo humano com a intenção de gerar tráfego e obter receitas publicitárias, por exemplo.
Esse fenômeno tem ganhado destaque com o aumento do uso de IAs como chatbots e modelos de linguagem, que geram grandes volumes de conteúdo sem necessariamente agregar valor. Exemplos de slops incluem artigos automáticos que apenas replicam informações já existentes ou posts em redes sociais que são totalmente fora da realidade ou sem sentido. Além de imagens bizarras feitas com IA com o único objetivo de confundir as pessoas, como o Jesus Cristo com braços de camarão.
Slops pode ser comparados à spams com lixo eletrônico que tornam difícil para os usuários conseguirem filtrar o que realmente procuram dentro de todo o conteúdo disponível. Eles desviam a atenção dos usuários e prejudicam a busca por informações precisas, afetando a qualidade geral dos conteúdos que estão na internet. Para se ter uma ideia do volume dos dados produzidos por robôs, segundo o relatório da empresa de segurança cibernética Imperva quase 50% do tráfego da internet é feito por não humanos.
Os perigos dos slops:
As pessoas não querem conscientemente consumir lixo, mas a economia digital incentiva a sua produção em massa para atrair tráfego e gerar receitas publicitárias. Mesmo que a qualidade e a utilidade sejam nulas, a IA tornou a produção desse tipo de conteúdo em grande escala muito simples, trazendo muito riscos para os usuários e para o ambiente digital.
Alguns dos principais riscos são:
Desinformação: slops possuem muitas informações incorretas ou irrelevantes que podem enganar os usuários. Isso espalha desinformação e as fakenews.
Diminuição do senso crítico: os usuários podem começar a aceitar informações sem questionar, enfraquecendo o senso crítico e a capacidade de discernir o que é real.
Poluição digital: O excesso de slops torna mais difícil encontrar conteúdo de qualidade em meio a uma grande quantidade de material irrelevante.
Danos à reputação e credibilidade: o trabalho de profissionais que produzem conteúdo sério e de qualidade é ofuscado pelos slops.
Impacto negativo em empresas: ter conteúdos de baixa qualidade associados à marca de uma empresa pode prejudicar a reputação e dificultar a comunicação com clientes.
Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!
Como se prevenir dos slops?
Os perigos expostos acima reforçam a importância de utilizar mecanismos de filtragem e conscientização sobre a qualidade da informação consumida na internet. Por isso é muito importante:
Questionar a fonte das informações: verifique se o conteúdo vem de uma fonte confiável antes de acreditar em qualquer tipo de informação.
Verificar a autoria: tenha certeza que o conteúdo foi feito e revisado por pessoas reais e que sejam especialistas na área.
Pesquisar diferentes fontes: não se informe em apenas uma fonte, mas sempre faça comparações entre diferentes sites e artigos.
Usar ferramentas que ajudam a garantir a qualidade: existe a possibilidade oferecida por algumas plataformas e navegadores de filtrar e bloquear conteúdos irrelevantes ou sem qualidade. Além de ser possível denunciar conteúdos suspeitos.
Resumindo:
Os slops são uma ameaça à qualidade da informação na internet, pois têm a capacidade de disseminar desinformação, diminuir o senso crítico dos usuários, poluir o ambiente digital e prejudicar a credibilidade de profissionais e empresas. Por isso, é muito importante se proteger desses conteúdos fazendo a verificação da procedência da informação.