O que é Business Intelligence?
A ideia é de inteligência nos negócios e tem relação com coletar, analisar e monitorar os dados que são importantes para uma empresa.
Imagine o quanto de dados que uma empresa tem acesso (dados internos e externos). Todas essas informações são como um enorme quebra cabeça-cabeças e a função do Business Intelligence (BI) é organizar essas peças para auxiliar a empresa a tomar as melhores decisões. Assim, o BI transforma dados brutos em informação útil e compreensível.
Para isso, as empresas usam ferramentas e tecnologias para obter os dados, analisá-los e apresentá-los de uma maneira mais fácil e organizada, usando por exemplo relatórios e gráficos que ajudam na tomada de decisões.
O uso do BI é muito importante, pois o mercado está cada vez mais exigente e demanda das empresas uma busca constante de estratégias e ferramentas para poderem se manter competitivas.
Como acontece na prática?
- Coleta de dados de várias fontes diferentes como redes sociais, dados financeiros, registros das vendas e dos clientes.
- Armazenamento e organização dos dados coletados em um banco de dados.
- Processamento e análise dos dados por meio do uso de ferramentas tecnológicas.
Essa análise descreve o que ocorreu no passado, por exemplo, como foram as vendas mensais da empresa ou de um produto específico e também faz uma análise preditiva que vai utilizar as informações e os padrões para buscar antever comportamentos e tendências.
- Apresentação de relatórios com base na coleta e análise dos dados por meio de dashboards, gráficos e relatórios dinâmicos.
- Tomada de decisão com base nos resultados obtidos nos passos anteriores.
Seguindo esses passos, os gestores podem identificar padrões, oportunidades ou problemas e realizar as melhores ações.
Por exemplo, campanhas de marketing podem ser redefinidas, operações otimizadas ou mudanças no mercado podem ser previstas com base nos dados coletados e nas análises.
Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!
Algumas aplicações e benefícios do BI
Pode ser aplicado em várias áreas de um negócio como na gestão do cliente ao mostrar quando e onde quais produtos mais vendem, pode avaliar se os processos internos são eficientes ou se precisam de melhorias, analisar riscos para prevenir problemas internos ou externos e apontar falhas no fornecimento ou mudanças no mercado.
Propicia para os gestores da empresa decisões mais assertivas, maior vantagem competitiva e eficiência e maior previsibilidade das tendências do mercado.
Entretanto, é importante salientar que para que esses e outros benefícios sejam alcançados os dados inseridos nas ferramentas precisam ser precisos e completos para que a análise gerada seja confiável e realmente útil.
Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!
Conclusão
O Business Intelligence é uma ferramenta poderosa para as empresas que precisam transformar dados em tomadas de decisões estratégicas.
É possível resumir seus processos nas seguintes etapas: coletar, armazenar, processar, visualizar, analisar e tomar decisões.
O conteúdo que o BI oferece é muito rico desde que os dados sejam de boa qualidade. Assim, é importante lembrar que o Business Intelligence é processo contínuo, por isso os dados precisam ser analisados sempre para que mudanças e ajustes possam ser feitos e os melhores resultados obtidos.
Nós da SUPER TI 360 oferecemos o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.