A era da inteligência artificial na segurança digital
A Inteligência Artificial (IA) trouxe várias modificações e aprimoramentos na área tecnológica e o que antes era visto apenas em filmes de ficção científica como no Exterminador do Futuro, Matrix, Eu Robô e Ela, começou a fazer cada vez mais parte da nossa rotina.
Cada vez mais a inteligência artificial está presente nas nossas vidas com a presença de máquinas que além de realizarem tarefas mais simples agora têm um entendimento mais sofisticado, aprendem e conseguem fazer adaptações. Tudo isso devido às muitas inovações, uso de sistemas sofisticados de aprendizagem e processamento da linguagem natural.
Como então pensar na segurança digital em um mundo cada vez mais impregnado da presença da IA no cenário atual? Como ter garantias de que estamos digitalmente seguros? Quais são os riscos e os benefícios?
Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!
Riscos da inteligência artificial na segurança digital
O crescente uso da IA tem trazido desafios para a área da segurança digital e feito as pessoas pensarem e procurarem entender sobre os riscos envolvidos nesse processo.
Como os algoritmos da IA são treinados com dados, eles podem ser ensinados de maneira tendenciosa e falhar na detecção de determinadas ameaças.
Além disso, os hackers podem também desenvolver mais habilidades para burlar a segurança e explorar brechas que porventura possam existir nos algoritmos da IA, enfraquecendo a segurança.
Dados falsos ou manipulados podem ser inseridos na IA comprometendo as tomadas de decisões dos sistemas de segurança, diminuindo a eficácia dos algoritmos e a segurança do processo.
Dessa forma, para que se possa confiar nos algoritmos para tomar decisões é fundamental entender os processos e neles poder confiar, sabendo que os riscos de consequências indesejadas são mínimos.
Muito se discute sobre questões éticas relacionadas à IA e a cada dia os responsáveis por ela têm tentado aprimorar o seu funcionamento, levando em conta toda a complexidade que o assunto merece. Além disso, para manter os algoritmos da IA em segurança é necessário que sejam feitas atualizações constantes para não deixar os sistemas desprotegidos.
Clique aqui e saiba mais sobre Inteligência Artificial
As vantagens da IA na segurança digital
Em um cenário de evolução digital constante, a IA tem sido uma ferramenta importante na defesa das ameaças cibernéticas.
Como a IA consegue rapidamente analisar grande volume de dados em tempo real, ela consegue detectar ameaças rapidamente, prevenindo ataques, pois seus algoritmos podem, por exemplo, analisar comportamento de usuários e sistemas e por meio dos padrões ou da falta deles detectar ataques e ameaças. Além disso, ela pode fornecer respostas rapidamente, podendo implementar medidas de segurança sem que seja necessária a intervenção de um ser humano.
Os sistemas de IA atuam o tempo todo monitorando redes e sistemas para encontrar comportamentos suspeitos. Além disso, com toda essa proatividade e filtros que a IA possui, o ser humano apenas entrará em ação quando realmente houver uma ameaça real e que a IA não pôde sozinha resolver.
Conclusão:
É fato que a IA está cada vez mais presente na vida das pessoas e que apesar dos riscos e da necessidade de cautela quando ela é usada de forma ética e responsável oferece muitos benefícios e tem trazido novas maneiras de interação com a tecnologia.
Sabe-se que muitas inovações e avanços ainda vão surgir nessa área o que demandará a criação de ferramentas e práticas de segurança mais robustas para garantir a segurança digital e oportunidades de inovação em um cenário cada vez mais conectado.
Assim, é importante reforçar que a inteligência artificial é uma aliada poderosa, pois atua como um escudo contra as ameaças cibernéticas e aumenta a segurança digital quando bem usada.
Nós da SUPER TI 360 oferecemos o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.