O que são robôs humanoides?

 

Os robôs humanoides são máquinas que têm semelhanças com a aparência e a forma de interagir dos humanos. 

 

Eles sempre estiveram na imaginação das pessoas e as obras de ficção científica ainda utilizam muito esse imaginário, pois a vontade de criar máquinas que se pareçam com pessoas, tanto fisicamente como nas suas capacidades operacionais, tem sido uma busca de longa data. 

 

Embora a forma mais antiga de humanoide tenha sido criada por Leonardo Da Vinci em 1495 (um traje mecânico blindado que podia sentar, ficar de pé e andar), as versões atuais são movidas por inteligência artificial e podem ouvir, conversar, se movimentar e responder.

 

Depois de 1495, a vontade de criar essas máquinas continuou cada vez maior e vários protótipos e robôs foram criados ao longo dos anos. Isso nos fez evoluir constantemente e alcançar um patamar muito alto no que diz respeito à evolução e semelhança dessas máquinas com a aparência e a interação dos humanos.

 

Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!

Mas como chegamos aos robôs que temos no presente?

 

No começo os autômatos mecânicos

 

Já no século XVIII, inventores como Jacques de Vaucanson criaram autômatos que imitavam movimentos simples. Entretanto, esses robôs eram apenas mecânicos e não podiam tomar decisões ou interagir com o ambiente.

 

A era dos computadores e a robótica moderna

 

No século XX, com os computadores ficando mais sofisticados, a revolução na robótica humanoide começou realmente. E assim,  com a criação dos primeiros computadores programáveis ​​o caminho para o desenvolvimento de robôs capazes de realizar tarefas mais complexas foi aberto. 

Um dos primeiros robôs humanoides significativos foi o WABOT-1, construído no Japão em 1973. Este robô podia andar, reconhecer objetos e até falar rudimentarmente.

 

Com o tempo, robôs como o ASIMO (Advanced Step in Innovative Mobility), desenvolvido pela Honda em 2000, surgiram. Eles eram  capazes de andar, correr, subir escadas e interagir com humanos.

E assim mostravam os progressos significativos no controle do movimento e do equilíbrio que a indústria estava alcançando.

 

A inteligência artificial e o aprendizado das máquinas

 

A última mudança tecnológica na evolução dos robôs humanoides está diretamente relacionada ao desenvolvimento da inteligência artificial (IA) e do aprendizado da máquina. Com a IA eles aprenderam e adaptaram as suas ações levando em conta o ambiente e a interação humana e assim deixaram de apenas realizar os movimentos que até então eram programados.

Robôs, como o Sophia ativado em 2016, criados pela Hanson Robotics são exemplos de como a IA incorporada em corpos humanoides apresenta uma interação mais natural com as pessoas.

 

Atualmente os robôs humanoides

 

Hoje em dia, eles estão mais avançados do que nunca e são usados ​​em áreas como saúde, educação, entretenimento e até exploração espacial. Robôs como o Atlas, anunciado em 2013 e desenvolvido pela Boston Dynamics, demonstram capacidades de locomoção impressionantes, incluindo saltar, correr e realizar tarefas complexas, como levantar objetos pesados ​​e manipular ferramentas. Além disso, a integração de tecnologias como a visão computacional e a linguagem natural permite que os robôs mais sofisticados sejam usados em tarefas de atendimento ao cliente e como assistentes em ambientes controlados.

 

Entretanto, ainda existem muitos desafios a serem superados e muitos avanços precisam ser realizados, pois questões como autonomia plena, compreensão emocional e interações sociais complexas precisam ser desenvolvidas. 

Apesar de muitas questões ainda serem desafiadoras para os pesquisadores da área, os robôs humanóides estão cada vez mais perto de se tornarem parte de nossas vidas diárias do que jamais imaginávamos.

 

O futuro dos robôs humanoides

 

O futuro dos robôs humanoides parece ainda mais surpreendente, pois com o avanço da IA e da robótica, serão criados robôs cada vez mais integrados nas nossas vidas, com a capacidade de aprender em tempo real, adaptar-se a novos cenários e interagir de maneiras diferentes. A visão de robôs trabalhando ao lado de humanos, ajudando em tarefas complexas ou até mesmo proporcionando companhia tem se tornado cada vez mais parte da nossa realidade.

 

Resumindo

 

O caminho foi longo e muitos desafios já foram vencidos desde que os robôs faziam parte apenas do imaginário humano até se tornarem parte do mundo real. Embora ainda existam desafios tecnológicos que precisam ser superados, estamos vivendo um momento muito importante dessa evolução e o futuro promete ser repleto de inovações que transformarão a forma como vivemos e trabalhamos.

 

Nós da SUPER TI 360 oferecemos o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.

CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO

 

logotipo_superti360