Big Data é um termo usado para fazer referência a conjuntos de dados que são caracterizados por três pontos principais: volume velocidade e variedade.
O volume é a quantidade de dados que é produzida por diferentes fontes, soma-se a isso a velocidade em que esses dados são gerados e processados e a variedade dos tipos de dados que podem fazer parte de um conjunto de Big Data.
É importante acrescentar outros aspectos como a veracidade dos dados, o valor real dos dados e a variabilidade que se refere à inconsistência dos dados.
O objetivo do Big Data é encontrar padrões e informações úteis nos dados para proporcionar tomadas de decisões mais acertadas, melhorar os processos, reduzir riscos das operações, melhorar a eficiência dos colaboradores, proporcionar inovações e ajudar na fidelização dos clientes.
Ele já está sendo usado em diversos setores como saúde, varejo, indústria automobilística e financeira, fazendo por exemplo análise de tendências de mercado, previsão de demanda, busca por fraudes e personalizando as experiências dos usuários.
Entretanto, para que todos esses benefícios ocorram são necessárias ferramentas e técnicas de análise de dados como inteligência artificial, computação em nuvem, mineração de dados e aprendizado da máquina.
Para se ter uma ideia de números, a Gartner estima que até 2025 mais de 95% das empresas estarão na nuvem.
Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!
Pontos positivos
Pode gerar inovação, eficiência e redução de custos para as empresas por meio de tomadas de decisões mais estratégicas não apenas para o presente, mas com a análise dos dados e dos padrões neles contidos pensar as estratégicas para o futuro para ficar a frente dos concorrentes.
Os benefícios possíveis não são apenas para grandes empresas, mas podem ser usados para resolver questões globais e complexas como a mudança do clima no mundo e questões de segurança e saúde pública.
Há desafios
O Big Data tem muito pontos positivos, porém é necessário sempre pensar na segurança dos dados e que eles estejam de acordo com as leis de proteção de cada país para que empresas e clientes fiquem sempre protegidos.
Para entender um pouco a importância desse aspecto, em um estudo da Globa Threat Landscape foi divulgado que a América Latina sofreu 63 bilhões de ações de hackers apenas nos seis meses iniciais de 2023, sendo que no Brasil foram 23 bilhões de ataques.
Devido ao contexto acima exposto é cada vez mais importante manter a segurança cibernética dos dados.
Para se proteger desses ataques e invasores é importante ter a ajuda de uma empresa de TI competente para conseguir lidar com a grande quantidade dos dados e a segurança deles.
Conclusão
Para 2024 e anos seguintes, o Big Data vai ser uma tendência da área tecnológica com muitas possibilidade e desafios. Por outro lado, muito ainda precisa ser aprendido e implantado para que as empresas possam realmente aproveitar o grande potencial do Big Data para estarem um passo a frente da concorrência sempre prezando pela responsabilidade e a ética.
Nós da Super TI 360 somos especialistas em Big Data.
Oferecemos o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.
Fale com nossa equipe!