Você já teve a sensação de que seu celular pode estar sendo espionado? Com o aumento das ameaças digitais e dos diferentes aplicativos que acabamos instalando no nosso celular, essa deveria ser uma preocupação importante e as pessoas deveriam ficar atentas aos diferentes sinais de possível espionagem.

 

Para ter uma ideia do grau dessa ameaça, o número de dispositivos infectados aumentou 63% nos Estados Unidos entre setembro de 2020 e maio de 2021. Já no Reino Unido, essa taxa foi de 93% em um período similar. 

 

Alguns sinais de que seu dispositivo pode estar sendo vigiado:

 

Aumento no consumo de dados móveis: um aumento inexplicado no uso de dados móveis pode ser indicativo de que informações estão sendo enviadas do seu celular sem o seu conhecimento.

 

Desempenho lento: se o desempenho do seu celular tem piorado e não há motivos para isso, pode ser que aplicativos espiões estejam usando os recursos do seu aparelho.

 

Reinicializações inesperadas: se o celular reiniciar sozinho e sem motivo aparente pode ser um sinal de comprometimento do sistema.

 

Temperatura alta: o celular esquentar muito mesmo quando não está em uso pode ser um indicativo de que algum aplicativo esteja rodando constantemente em segundo plano.

 

Barulhos estranhos durante chamadas: ruídos incomuns durante chamadas podem indicar que suas ligações estão sendo monitoradas.

 

Aplicativos desconhecidos: verifique periodicamente no menu de Ajustes ou Configurações se há aplicativos que você não instalou. Isso pode ser um sinal de que há um software espião instalado no seu aparelho.

 

Histórico de pesquisa desconhecido: faça verificações constantes no seu histórico de pesquisa e se perceber downloads e pesquisas desconhecidas fique atento, pois o seu celular pode estar sendo vigiado.

 

Bateria que descarrega rapidamente: bateria que acaba muito mais rápido do que o normal, mesmo que o celular não esteja sendo usado, pode indicar que algum software espião está rodando em segundo plano.

 

 

 Saiba quais aplicativos estão consumindo sua bateria:

  1. a) Android:
  2. Abra o aplicativo Configurações
  3. Toque em Bateria, em seguida, toque em Uso da bateria
  4. b) iPhone
  5. Abra o aplicativo Ajustes.
  6. Toque em Bateria e role para baixo até a seção de Uso da bateria por aplicativo.

Nos dois casos uma lista de aplicativos será exibida. Em cada um aparecerá uma porcentagem que indica o uso da bateria.

Aproveite e verifique se não há aplicativos suspeitos nessa lista e se for o caso, remova-os.

 

O que fazer se identificar sinais de monitoramento?

 

É fundamental agir rapidamente!

 

  1.   Desinstale aplicativos suspeitos.
  2.   Atualize o sistema operacional e os aplicativos instalados.
  3.   Instale e execute um bom antivírus.
  4.   Troque todas as suas senhas.
  5.   Restaure as configurações de fábrica se ainda estiver inseguro. Isso excluirá todas as suas informações, por isso não deixe de fazer um backup.

 

 

A prevenção e a melhor proteção

Evite aplicativos não oficiais:  eles têm mais chances de ser espiões.

Atualize regularmente: mantenha o seu sistema operacional e aplicativos atualizados para corrigir vulnerabilidades.

Utilize senhas fortes: proteja seu dispositivo com senhas robustas e ative a autenticação de dois fatores sempre que possível para dificultar o acesso não autorizado.

Evite redes Wi-Fi públicas: não acesse informações sensíveis ou realize transações financeiras em redes públicas, pois pode haver interceptação das ações.

Desative a localização: ative o GPS apenas quando necessário para limitar o rastreamento da sua localização pelos aplicativos.

Revise as permissões dos aplicativos: verifique e limite as permissões dos aplicativos instalados para que eles não acessem dados desnecessários.

Instale Antivírus: use softwares de segurança confiáveis para detectar e remover possíveis ameaças.

 Atenção aos sinais de monitoramento:  observe seu dispositivo em busca de sinais incomuns, como consumo excessivo de bateria, lentidão inexplicável ou comportamento estranho de aplicativos.

Verifique a sua lista de aplicativos: caso tenha algum que não foi instado por você, desinstale imediatamente.

Formate o celular: caso tenha dúvida, faça a formatação, mas faça backup antes.

 

Resumindo:

É importante saber se o celular está sendo espionado para garantir a segurança das informações.

Estar atento a todos os sinais acima listados vai ajudar a identificar uma possível espionagem e, tendo qualquer desconfiança aja imediatamente para interromper o processo, colocando em práticas as ações elencadas anteriormente.

Lembre-se sempre que a prevenção é a melhor maneira de manter os seus dados seguros.

 

Nós da SUPER TI 360 oferecemos o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.

CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO

 

logotipo_superti360