Escolher o computador adequado às nossas necessidades pode ser desafiador e confuso, afinal o mercado oferece inúmeros modelos, especificações e valores bastante diferenciados.Embora o fator preço seja relevante e devemos avaliar as nossas possibilidades de investimento, esse não é o único, nem o mais importante item a ser considerado.

Quando precisamos fazer a compra de um computador, seja porque o nosso já está obsoleto ou por qualquer outra razão, o primeiro passo é definir o objetivo principal. Ou seja, deixar muito claro qual é a finalidade real para a compra da máquina e se ela se encaixará em nosso estilo de vida.

Algumas dicas podem ajudar a fazer a escolha certa:

  • Os sistemas de computador, de uso pessoal, podem ser divididos em duas categorias, portáteis (Notebook) e de mesa (Desktop).

    Se você tem uma base fixa de trabalho e/ou precisa de um poder gráfico relevante porque trabalha muito com imagens, fotos, vídeos, etc, o Desktop pode ser a melhor opção. Além disso, você poderá adquirir sua CPU e montar seu equipamento de acordo com suas necessidades, podendo, inclusive, melhorá-la futuramente! 
    Outra vantagem é que eles, geralmente, tem um valor menor (dependendo, claro, da configuração, programas e das especificações).
    Já o Notebook é muito mais prático e tem a vantagem de maior mobilidade por ser mais compacto e mais leve. Podemos usá-lo onde quisermos ou estivermos! Porém, dependendo da sua usabilidade, pode não ser o ideal.
  •  Configurações
    Não existe apenas um item que resulte em uma excelente velocidade no computador, mas sim um conjunto de 4 itens primordiais, que são:
  • Armazenamento em HD ou SSD – Atualmente equipamentos de armazenamento SDD são muito mais rápidos que o HD.
  • Processador –  O processador é o item que permite ao computador efetuar as tarefas. Quanto mais moderno, geralmente mais rápido. Um Core i5 ou Core i7 são uma boa pedida!
  • Memória RAM – Quanto mais memória RAM mais processamento o computador pode efetuar sem a necessidade de gerar arquivos temporários. O Windows 10 exige uma quantidade mínima de memória RAM. O mínimo ideal atualmente são 8 gbytes, mas o aconselhável já são 16 gbytes.

Com essas dicas básicas já podemos dar o primeiro passo para nosso investimento em um bom computador!

Precisando de ajuda, fale com a gente da Super TI 360. Saiba mais em www.superti360.com.br

Recomendamos equipamentos Dell.