A Deepseek, uma inteligência artificial chinesa foi criada por Liang Wengfeng. Ele é o fundador da startup que possui o mesmo nome e acredita que o mundo pode ser transformado pela IA.
Esse chatbot fez as grandes empresas de tecnologia perderem por volta de US$1 trilhão em valor no final de janeiro de 2025.
Dessa forma, Liang abalou a liderança das grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício dos EUA e atraiu a atenção dos especialistas devido ao seu chatbot ter ultrapassado o ChatGPT que é americano.
Ele passou a ser o aplicativo mais baixado na loja da Apple dos EUA e o programa gratuito mais baixado nos Estados Unidos e na China.
Ele também impressionou por ser bem mais barato do que as outras inteligências artificiais que já estão consolidadas no mercado.
Isso fez com que as ações das principais empresas de tecnologia americanas caíssem muito, pois os investidores começaram a vender rapidamente as suas ações das empresas americanas. Ele surpreendeu não apenas o mercado americano, mas também o europeu.
O aplicativo pode ser baixado na Play Store ou na Apple Store desde 10 de janeiro e para utilizá-lo é necessário apenas criar uma conta.
Dessa forma, ao desligar partes da rede neural é possível conseguir um resultado igual ou superior com um poder computacional menor.
Observou-se, entretanto, que a DeepSeek, pelo menos durante a semana do seu lançamento, apresentou problemas para responder perguntas sobre questões polêmicas que envolvem a China, como o Massacre na Praça Celestial. Outra situação que chamou atenção é que as pessoas enfrentaram dificuldades para se cadastrar no chatbot.
É importante lembrar que a inteligência artificial ainda vai avançar muito e há muitas empresas trabalhando com diferentes ferramentas e agora com a DeepSeek sabe-se que é possível desenvolver uma IA gastando muito menos do que se tinha ideia até o momento.
Muito em breve outras irão surgir no mercado e no futuro veremos quais irão permanecer.
CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO
