Inteligência Artificial pode ser considerada como um campo da ciência que visa criar soluções tecnológicas para o desenvolvimento de máquinas para que elas possam realizar atividades humanas de maneira “inteligente e autônoma”.

Embora o termo IA (Inteligência Artificial) seja relativamente novo e tenha um conceito amplo, muitas tecnologias inteligentes já existem há décadas, e, de fato, a história nos mostra que o ser humano sempre sonhou com máquinas que pudessem pensar e agir como humanos.  

No entanto, somente nos últimos anos aconteceram as grandes descobertas nessa área de tecnologia, principalmente devido ao avanço da ciência da computação.

Estudos dizem que foi após a 2º Guerra Mundial que “o desenvolvimento da área ganhou mais força e durante uma conferência em uma Universidade dos Estados Unidos, que um campo de pesquisa para a IA foi fundado. A partir disso, várias empresas privadas e governamentais começaram a investir nessa área.”

Atualmente, quando se fala em Inteligência Artificial, surgem grandes preocupações sobre o futuro dos empregos, afinal a tecnologia evolui cada vez mais e muitos trabalhos estão ligados, de alguma forma, ao progresso tecnológico.

Mesmo que muitas pessoas não percebam, a IA faz parte da rotina atual, como, por exemplo: as Redes Sociais, Streamings, Google, Sistemas de Processamentos de Dados, Aplicativos, etc.  Assim como está presente em muitos processos organizacionais, permitindo que as empresas possam se beneficiar muito da IA para alcançarem estrategicamente os seus objetivos.

Mas afinal, existem razões para acreditar que empregos específicos serão eliminados?

Para responder a essa pergunta, podemos fazer uma breve análise de como eram os trabalhos décadas atrás. O que funcionava bem há vinte ou trinta anos já não tem espaço no mundo de hoje. Vários dos trabalhos se tornaram obsoletos e foram substituídos por outros conforme a evolução do mercado.

Existem opiniões diversas sobre o futuro do trabalho, desde as mais pessimistas que apostam em substituições de muitos postos, até as otimistas que defendem um cenário bastante positivo com o surgimento de novas ocupações. 

Certamente que a IA provocará  transformações das profissões como as conhecemos hoje, e tanto as empresas, quanto seus colaboradores precisarão se adaptar à velocidade de mudanças e aos novos modelos de negócios. Além disso,  será necessário reavaliar competências individuais para acompanhar positivamente a revolução tecnológica. As profissões se renovam rapidamente e cabe a todos os profissionais a readaptação à nova realidade. 

Para ilustrar, o carro autônomo só está se tornando possível devido a IA, o que comprova que não houve diminuição de empregos, mas foi preciso investir na contratação de outros profissionais especializados para o desenvolvimento do produto.

E vários outros itens sairão do “protótipo” da Inteligência Artificial para começarem a operar no mercado, como, por exemplo, os trens que prometem revolucionar o transporte, tanto nos Estados Unidos, como em países Asiáticos, inicialmente.

Na Austrália, equipamentos holográficos de IA já estão sendo comercializados e têm como objetivo alcançar os profissionais de “design”, engenharia e medicina.

Como podemos perceber, a IA trará muitas novas ocupações e oportunidades para aqueles que estão dispostos a desenvolver habilidades e competências como diferenciais competitivos.

Podemos dizer que haverá uma integração entre seres humanos e IA, mas nunca uma total substituição de pessoas por máquinas, afinal emoções são insubstituíveis e somente os humanos as possuem.

 Referências: 1- Livro – Inteligência Artificial para RH.
Sólides – empresa especialista em software para gestão de pessoas
https://materiais.solides.com.br/mofu-inteligencia-artificial-no-rh