Internet das coisas, também conhecida pela sigla IOT, é hoje uma das tecnologias mais inovadoras do século XXI. É, basicamente, um sistema de dispositivos de computação, onde objetos estão interligados por meio de uma conexão sem fio e possuem a capacidade de transferir dados através de uma rede com o mínimo de intervenção humana.
O conceito, de forma resumida, é conectar objetos por meio de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para a rede, de forma que tudo possa ser controlado de qualquer lugar.
A Internet das Coisas está crescendo exponencialmente e está presente em inúmeros produtos que usamos no dia a dia, mas muitas vezes não temos conhecimento dessa tecnologia.
Teoricamente, qualquer objeto físico pode ser transformado em um dispositivo IOT, desde que esteja conectado à Internet.
Uma lâmpada, um aquecedor, uma TV, eletrodomésticos, câmeras de segurança, monitoramento de aparelhos hospitalares, geolocalização, babás eletrônicas, entre tantos outros, podem fazer parte do que chamamos de Internet das Coisas.
Como podem perceber, não são somente os computadores que são capazes de se conectar ao mundo virtual.
Os nossos smartphones também fazem parte desse universo da IOT, e talvez seja[SACB2] o melhor exemplo para definir que, através deles, estamos conectados o tempo todo a pessoas e objetos.
Podemos citar também como parte do mundo da internet das coisas o setor automotivo e suas fábricas em suas linhas de produção, o setor farmacêutico, logística de transporte, setor alimentício, etc. Bem como os projetos de cidades inteligentes que se tornaram uma tendência na resolução de problemas urbanos e na compreensão e controle do meio ambiente.
A Internet das Coisas, na visão de especialistas, veio para facilitar e tornar o nosso mundo mais inteligente e mais ágil, mesclando os universos digitais e físicos.
Da integração de dados corporativos ao uso doméstico, os benefícios são inúmeros.
Como David Rose fala em seu livro “Enchanted Objects”, os objetos hoje são quase encantados e com vida, e são capazes de antecipar as nossas necessidades.
Muitos de vocês devem lembrar do desenho animado, “Os Jetons[SACB3] ”, não?
Eles mostravam como seria a vida de uma família no futuro no século XXI, e tudo aquilo nos parecia muito improvável de acontecer! Lembram das escadas rolantes? Dos robôs que faziam os serviços de casa? Das chamadas de vídeo em tempo real?
Muitas daquelas modernidades incríveis apresentadas pelos personagens dos “Os Jetsons” já fazem parte da nossa vida e nem nos surpreendem mais.
Todas as possibilidades deste novo cenário podem amedrontar algumas pessoas, mas é indiscutível que, se entendermos o conceito de o que é IoT e suas inúmeras funcionalidades, podemos ter a nosso favor os seus benefícios, inclusive, garantir vantagem competitiva frente aos concorrentes.
No Brasil, 70% da população já está conectada e estima-se que existirão mais de 724 milhões de dispositivos conectados até 2022, segundo informações de especialistas.
Com todo avanço da tecnologia, não sabemos ao certo o quanto tudo isso ainda vai expandir, mas é fato que a nossa realidade vem se transformando a cada dia e que devemos acompanhar de perto essa evolução.