Metaverso: você está pronto para ele?
O metaverso
Sim, parece história de filme futurista, mas o metaverso já está se tornando realidade.
Ele é um ambiente imersivo composto por um espaço coletivo e compartilhado que usa a internet, a realidade aumentada e a realidade virtual. É a integração do mundo real com o virtual.
Nele as pessoas irão, cada vez mais, interagir e fazer todas as atividades em um mundo virtual usando avatares. A interação será total e os usuários não mais serão observadores, mas sim participantes do mundo virtual. Imagine só poder estudar, trabalhar e socializar usando um boneco 3D.
Quando e como surgiu esse termo?
Em 1992 o escritor Neal Stephenson escreveu um livro de ficção científica chamado “Nevasca” (Snow Crash) no qual conta a história de um entregador de pizza no mundo real, mas que no mundo virtual é um samurai.
Depois dele, outros autores criaram obras de ficção e também colocaram pessoas vivendo em ambientes virtuais, como no filme Matrix que estreou em 1999.
Em 2003 foi lançado um jogo chamado Second Life que tentou reproduzir a vida real em um ambiente 3D. Nele os usuários interagiam por meio de avatares. Entretanto, mesmo atraindo muitos jogadores não conseguiu permanecer por muito tempo por justamente não conseguir unir totalmente os dois mundos (real e virtual) e não houve, por exemplo, a monetização no ambiente virtual.
Só que agora, com o desenvolvimento das tecnologias, essa ideia que antes era tão fantástica e distante está cada dia mais próxima e possível não apenas para jogos online, mas para proporcionar uma imersão digital nas diferentes áreas do mundo real.
Já pensou na possibilidade de ser retirado do mundo real e transportado para uma realidade virtual usando o seu celular, computador, videogame ou tablet?
Para os otimistas e entusiastas o metaverso em breve proporcionará essa experiência por meio da web 3.0 que é uma internet mais imersiva
que propiciará mais realidade nos ambientes virtuais.
Para que isso aconteça algumas tecnologias precisam ser utilizadas.
Realidade Aumentada
É também conhecida como realidade expandida ou ampliada. Traz os dados virtuais para o mundo real.
O jogo Pokémon Go usava a realidade aumentada e a Geolocalização para mostrar monstros na tela do celular para os jogadores.
Pode ser utilizada para educação, artes e comunicação. Empresas fazem anúncios usando QR Codes que exibem vídeos ou produtos na tela dos usuários.
Realidade Virtual
Para utilizá-la é necessário ter acesso, por exemplo, a computadores, fones e óculos de realidade virtual. Esse ambiente tridimensional é construído com a utilização de softwares para levar o usuário ao mundo virtual. Essa tecnologia já é utilizada em jogos.
Criptomoedas e Blockchain
Criptomoeda é um tipo de dinheiro, mas é totalmente digital e não é emitido por nenhum governo.
Blockchain é como se fosse um banco de dados que grava as negociações com criptomoedas.
Elas também fornecem suporte ao metaverso, pois por meio delas pode-se movimentar valores e registrar propriedades virtuais.
Metaverso: a próxima geração da internet
O interesse das empresas nesse mercado promissor
Mesmo não sendo ainda totalmente real, muitas grandes empresas já estão de olho no mercado promissor e bilionário do metaverso.
Segundo a Bloomberg Intelligence o valor atingido poderá chegar a US$ 800 bilhões em meados de 2024.
Em 2021 o Facebbok Inc. mudou o nome para Meta já mirando esse negócio e anunciou que tinha a meta de se se tornar uma empresa de metaverso em até cinco anos. Assim, deixaria de ser apenas uma empresa de mídia social e se tornaria uma empresa que constrói tecnologia para conectar pessoas.
Outras empresas como a Nike (Nikeland – plataforma dentro do jogo Roblox que permite que os jogadores usem produtos Nike para equipar os seus avatares) e a Microsoft (Mesh – plataforma para realizar reuniões com hologramas) lançaram produtos focando no metaverso.
Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!
Metaverso: você está pronto para ele?
Há grandes interesses em jogo com a criação do metaverso. Diferentes experiências passarão a ser proporcionadas com ele e várias formas de monetizar essas ações, gerando altos lucros também serão usadas. A oferta de “experiências” no mundo virtual será incontável, mas elas poderão trazer sérias consequências para a vida real do usuário. É fundamental que o usuário controle a exposição ao mundo virtual e o aceite a essas ofertas de “experiências”.
É muito importante estar consciente que não há só pontos positivos nesse universo, mas pontos negativos devem ser apontados especialmente para crianças, jovens e qualquer usuário que tenha dificuldade para se autocontrolar com o uso da internet e tudo mais que será oferecido, muito além do que já é ofertado atualmente.
Além disso, a privacidade das pessoas pode estar em risco dependendo do uso que faça e das experiências que tenha no metaverso. O vício é outro fator que pode levar as pessoas a se desconectar da realidade e deixar cada vez mais de lado o mundo real.
Você estará preparado para esse universo quando tiver claro que o mais importante é a sua vida real.
Nós da SUPER TI 360 oferecemos o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.
Fale com nossa equipe!