Em um mundo cada vez mais conectado e no qual a inovação não para, a responsabilidade corporativa vai além dos produtos e serviços ofertados e engloba também uma visão de compromisso ambiental, social e de governança.

 

O que significa ESG?

 

Hoje em dia ESG está em evidência, mas o termo foi cunhado em 2004 em uma publicação pioneira do Banco Mundial em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e instituições financeiras de 9 países, chamada Who Cares Wins (Ganha quem se importa).

 

ESG é o acrônimo para Environmental Social Governance que se refere as três áreas que são o foco de investidores e corporações que têm a preocupação de investir ou ter negócios sustentáveis e responsáveis.

Tem como objetivo levar as empresas a unir o valor econômico com a preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, trazendo responsabilidade e comprometimento com o mercado em que atuam, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e seus investidores.

Assim, as empresas que adotam essa prática mostram para o mercado que o seu modelo de negócios une o propósito ao lucro e que essa união não pode ser desfeita.

Conforme o levantamento ESG Radar 2023, feito pela Infosys, empresas que adotam a agenda ESG com práticas ambientais, sociais e de governança alcançam melhores impactos positivos, como maior lucratividade e aumento de seu valor de mercado a longo prazo.

 

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 Como cada uma das letras da sigla ESG atua no mundo?

 

Ambiental (environmental):

 

Refere-se às práticas da companhia para a conservação do meio-ambiente.

Envolve questões relacionadas ao meio ambiente e as atividades humanas como o impacto da emissão de carbono, poluição da água e do ar, biodiversidade, gestão de resíduos, entre outros aspectos.

 

Para que impactos sejam minimizados, muitas vezes é necessário otimizar processos para reduzir o consumo de energia, implementar práticas de reciclagem de equipamentos eletrônicos  ou adotar de tecnologias de energia limpa.

 

Social (Social):

 

Refere-se à responsabilidade social da empresa para com a comunidade.

Tem como foco quetões sociais como a empresa e sua relação, por exemplo, com os funcionários, clientes, comunidades locais.

Objetiva a inclusão e a diversidade que leva a um mundo mais justo o que pode também resultar em maior fidelidade do cliente, motivação dos funcionários e boa reputação da empresa.

Assim, reconhece que o sucesso se conecta ao bem-estar das comunidades e dos funcionários.

 

Governança:

 

Refere-se às políticas de administração da empresa.

Envolve a estrutura de liderança e gestão da empresa e como ela se relaciona com todas as partes interessadas, buscando práticas de negócios éticas, transparentes, justas e alinhadas com os interesses de todos.

 

Para isso, são adotadas políticas de conformidade, a promoção da diversidade em nos conselhos e equipes de liderança, e a prestação de contas por meio de relatórios regulares sobre nossos esforços ESG.

 

Resumo:

 

Esses princípios ajudam a minimizar riscos, a identificar oportunidades de negócios sustentáveis a longo prazo e colaboram para a construção um futuro mais inclusivo e sustentável para todos.

Essas três áreas da ESG podem ser usadas para melhorar as práticas de sustentabilidade e responsabilidade social das empresas. 

Esse tema cada vez mais importante no mundo atual, pois investidores e consumidores estão buscando empresas com práticas de negócios mais sustentáveis e éticas.

 

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