Nunca se falou tanto em ataque cibernético como nos últimos anos!

Se por um lado temos hoje uma pandemia viral, por outro estamos passando, lamentavelmente, por uma epidemia digital.

Os ataques cibernéticos têm se tornado cada vez mais frequentes no mundo todo, principalmente, no mercado corporativo.

Ataque cibernético é a tentativa de invasão a um computador com a finalidade de roubar dados, destruir informações ou expor conteúdo existente nas máquinas. O risco é igual para todos, sejam pessoas físicas ou jurídicas, a diferença será o desdobramento dos ataques e os problemas que eles poderão causar.

Uma das razões lógicas para o aumento dos ataques cibernéticos é a exposição crescente no espaço digital, especialmente nos dois últimos anos, pois devido à pandemia o home office foi implantado quase que totalmente pelas empresas.  A urgência repentina para implementar soluções de acesso remoto deixou a desejar no quesito segurança dos sistemas, tornando os ataques muito mais fáceis e frequentes. 

As motivações para um ataque são diversas e elas podem ser pessoais, criminais, financeiras, espionagem comercial, ou até mesmo políticas.

 

Saiba mais sobre como se proteger de ataques cibernéticos

 

É importante, para nossa proteção, que saibamos quais são os principais tipos de ataques que estamos sujeitos. São eles:

1.Malware

O malware é um tipo software malicioso do computador. Ele é capaz de reduzir o desempenho do equipamento e realizar tarefas não solicitadas pelo usuário. O malware pode ser propagado por meio de e-mails falsos, links infectados ou programas ilícitos. Dificilmente será detectado pelas ferramentas de segurança do computador. 

2- Ransomware

Esse tipo de ataque cibernético criptografa todos os dados do equipamento. Pode ser extremamente prejudicial à empresa e causar perdas irreparáveis de informações sigilosas. É muito comum que o cibercriminoso exija do usuário algum pagamento de resgate para devolver o acesso ao computador.

3-  Phishing

O Phishing pode ser considerado o tipo mais comum de ataque cibernético. Como o próprio nome diz, o objetivo é “pescar” as informações sigilosas. Na maioria das vezes são ataques via e-mail. Por falta de informação o usuário clica em um link e a partir disso, seus dados podem ser capturados.

4- Backdoor

Permite aos hackers o acesso e controle do sistema infectado, podendo modificar ou instalar arquivos. O objetivo é fazer transações bancárias, compras online através das senhas capturadas, enviar e-mails falsos, etc.

5- Ataques DoS ou DdoS

Sobrecarregam um servidor ou um computador para deixá-lo indisponível para o usuário.

6- Ataque DMA

Ataque de acesso direto à memória, permitindo que diversos programas acessem a memória do dispositivo.

7- Engenharia Social

Explora as vulnerabilidades do usuário.  O objetivo é que a vítima clique em links maliciosos para que dados possam ser roubados. É comum em questionários no Google que pedem senhas e coisas do tipo.

8- Manipulação de URL

O hacker manipula o site para ter acesso a partes que somente pessoas autorizadas podem acessar.

Esses são apenas alguns exemplos de tipos de ataques. Outros existem e podem surgir a todo tempo.

Todos eles podem ser muito perigosos e causar prejuízos irremediáveis, por isso é fundamental se atentar sempre à segurança e proteção da organização.

 

Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!

 

 A Super TI 360 domina todo o conhecimento necessário para prestar serviços em infraestrutura de TI, gerenciamento completo de rede, servidores, suporte técnico, soluções em nuvem, segurança e backup de dados, além de soluções home office com total segurança para as empresas.

Entre em contato conosco para saber mais. CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO