Hoje em dia há cada vez mais notícias de invasões de redes e servidores de empresas e pedidos de resgate dos dados.
Além disso, as técnicas para as invasões estão cada vez mais sofisticadas e são frequentemente aprimoradas.
É sempre importante lembrar que a proteção dos dados contra as ameaças e ataques maliciosos é fundamental para evitar prejuízos financeiros e danos à reputação.
Sendo assim, a preservação da integridade digital é um aspecto fundamental para empresas e organizações em um mundo cada vez mais informatizado.
Por isso, é importante estar atento aos motivos que podem levar à uma invasão da rede. Abaixo seguem alguns deles:
- Internet sem filtro;
- VPN mal configurada;
- Acesso à sistemas sem haver proteção para isso;
- Uso de antivírus inadequado para o contexto;
- Falta de ferramentas corporativas para a verificação do antivírus;
- Ausência de ferramenta de proteção contra ransomware e malware;
- Deficiência no controle dos acessos remotos realizados por colaboradores;
- Inexistência ou falhas no gerenciamento das atualizações dos sistemas operacionais ou outros sistemas utilizados;
Clique aqui e saiba mais sobre ransoware.
Com base no cenário exposto acima, uma prática comum e eficaz para avaliar e fortalecer a segurança de sistemas é o pentest, ou teste de penetração.
O que é um pentest?
É uma abreviação de penetration testing que utiliza um processo sistemático e controlado de avaliação da segurança de um sistema de tecnologia da informação.
Objetivo de um pentest
Seu maior objetivo é identificar vulnerabilidades e fraquezas que possam ser encontradas por hackers ou criminosos cibernéticos.
Como funciona um pentest?
Durante o processo de aplicação de um pentest, especialistas em segurança tentam simular ataques reais para descobrir falhas antes que elas sejam encontradas por pessoas mal-intencionadas no mundo real.
É utilizada uma combinação de técnicas e ferramentas para identificar e explorar vulnerabilidades em sistemas, redes, aplicativos ou infraestrutura física.
Quais as etapas de um pentest?
O processo envolve as seguintes etapas:
Planejamento: Os objetivos do teste são definidos, os ativos a serem testados estabelecidos, as limitações são determindas e tudo é acordado com a organização.
Coleta de informações: Os testadores realizam pesquisas para obter informações sobre o sistema alvo, tecnologias utilizadas, possíveis pontos de entrada e perfis de usuários.
Análise de vulnerabilidades: Com o uso de diferentes ferramentas, a equipe busca por vulnerabilidades conhecidas e potenciais brechas de segurança.
Exploração: Os testadores tentam explorar as vulnerabilidades identificadas para verificar se é possível ganhar acesso não autorizado ou executar ações maliciosas.
Documentação de resultados: Todas as etapas do teste são registradas em relatórios detalhados que incluem as vulnerabilidades encontradas, o impacto potencial e recomendações para solucioná-las.
Apresentação de resultados: Os resultados e recomendações são mostrados para a organização, auxiliando na tomada de decisões para fortalecer a segurança e diminuir os riscos.
Clique aqui e assista ao vídeo que explica em detalhes o pentest.
Quais os benefícios de um pentest?
Abaixo seguem alguns dos principais benefícios que uma empresa pode obter ao aplicar um pentest na sua rede.
Detectar vulnerabilidades: Ajuda a identificar e corrigir falhas de segurança antes que ataques sejam realizados por criminosos.
Aprimorar a segurança: A partir das respostas do teste pode-se melhorar a segurança e implementar controles mais efetivos.
Cumprir regulamentações: Realizar testes de segurança é uma exigência regulatória em diversos setores.
Proteger a reputação: Evitar invasões e problemas de segurança auxilia na proteção da reputação da empresa e aumenta a confiança dos clientes.
Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!
É fundamental também esclarecer que é recomendado que a aplicação de um pentest aconteça em intervalos de 3 até seis meses para que realmente possa ser atestada a segurança da rede e do servidor, pois as técnicas de invasão são diariamente aperfeiçoadas e modificadas.
A empresa que tem como uma das estratégias de segurança aplicar frequentemente um pentest é proativa e garante a sua proteção contra os ataques dos criminosos cibernéticos.
Uma boa empresa prestadora de serviços em TI deve oferecer uma gama de diferentes ferramentas e serviços para proteger os dados, a rede e os servidores dos seus clientes. Ferramentas e serviços esses que atuem para proporcionar diferentes camadas de proteção. Como alguns exemplos tem-se: monitoração de antivírus 24/7 (vinte e quatro horas e sete dias por semana), monitoração dos malwares e ransoware, diferentes verificações, duplo fator de autenticação, criptografia por VPN e pentest.
A Super TI 360 oferece todas as ferramentas e serviços elencados acima e muitos outros. Disponibiliza o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.