CRM (Customer Relationship Manager ou Gestão do Relacionamento com o Cliente), é basicamente uma ferramenta de automação usada para estratégias de negócios de uma empresa.

O sistema foca, principalmente, no relacionamento com o cliente, visando a satisfação do mesmo a partir de processos bem organizados. Além  disso, facilita a comunicação com a equipe, com os clientes e com os potenciais clientes, tornando-a mais efetiva.

O uso de um CRM possibilita coletar e armazenar em um banco de dados, informações relevantes  como nome, e-mail, telefone e alguns outros dados e características comportamentais, para que todos os usuários possam acessá-las quando necessário, otimizando as estratégias de vendas, marketing e atendimento. 

Permite também gerenciar as ações realizadas, conhecer a base de interesse de compra e antecipar necessidades do cliente em todo o seu ciclo, melhorando as relações de comunicação de uma forma geral.

O CRM pode conter diversas funcionalidades e permite também acompanhar o desempenho de produtividade registradas no sistema:

  • Gravação de interações com o cliente por e-mail, telefone, mídia social ou outros canais
  • Otimização de processos, melhorando o fluxo de trabalho, como tarefas, agenda e alertas
  • Rastrear as interações com os clientes
  • Integração com outras ferramentas de gestão
  • Gerenciamento de leads
  • Criar listas segmentadas de potenciais clientes
  • Melhorar a etapa de vendas
  • Desempenho das equipes
  • Sincronização das vendas com as estratégias de marketing
  • Análise dos dados do usuário para identificar padrões de compra do cliente
  • Reduzir a duração das chamadas e simplificar os processos de atendimento através de áudios pré-gravados que ajudam na solução de problemas do cliente
  • Construir a fidelidade do cliente
  • Gerenciar setor do suporte técnico
  • Computação na nuvem
  • Geração de relatórios
  • Entre outras funções

Os quatro tipos de CRM que encontramos hoje no mercado são:

  1. CRM Operacional — Voltado ao suporte e vendas integrados. Está relacionado a gestão, criação e acompanhamento das atividades realizadas no dia-a-dia.
  2. CRM Analítico —  Reúne os dados gerados pelo CRM Operacional e auxilia nas tomadas de decisões e processo de vendas.
  3. CRM Colaborativo — Integra todas as equipes, possibilitando uma relação com o cliente mais assertiva, rápida e eficaz
  4. CRM Estratégico —  Permite a exportação de relatórios dos processos facilitando as previsões de vendas, qualidade dos leads e acompanhamento das ações realizadas.

A decisão de implantar um sistema CRM exige alguns cuidados, portanto considere as necessidades e estratégias que a empresa pretende adotar, pois, cada modelo possui vantagem específica para diferentes tipos de operações.

Um bom atendimento gera fidelização, por isso, analise seu modelo de negócio, as funcionalidades de cada CRM e faça a escolha por aquele que possa melhor atender às suas necessidades e objetivos a médio e longo prazo.

 

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