Na última década, devido aos avanços tecnológicos, muitas das habilidades profissionais foram se tornando quase obsoletas, o que fez com que nós, profissionais de um mercado tão competitivo, tivéssemos que aderir a rápidas mudanças comportamentais, emocionais e técnicas.
Fomos praticamente obrigados a ajustar ou desenvolver novas competências, além daquelas já adquiridas ao longo dos anos.
Somado à evolução tecnológica, o cenário da pandemia, o qual fomos acometidos nos últimos meses, afetou profundamente a economia e fez com que as empresas também pensassem em diferentes maneiras de responder às novas necessidades do mercado de trabalho, tanto para a própria sobrevivência quanto para o crescimento individual e coletivo.
A crise atual certamente nos mostra que esse é o momento de reavaliar todo o processo de transformação pessoal e profissional.
Considerando todo esse contexto, concluímos que existe hoje uma nova realidade de trabalho, e de uma forma ou outra, todos nós devemos nos adequar a ela, começando por questionar sobre como acompanhar o ritmo da mudança e como desenvolver novas habilidades.
Muito se fala sobre “Atualização Contínua” –Lifelong Learning – que é a base de todo crescimento profissional.
Isso nada mais é do que ter a real preocupação em se manter sempre atualizado, pois as transformações e inovações acontecem tão rapidamente, (e foram aceleradas nos últimos dois anos) que se torna quase impossível acompanhá-las se não houver muito esforço e dedicação ao aprendizado contínuo.
Além disso, o surgimento de novas profissões é uma constante. Não haverá espaço, em um futuro próximo, para quem não se atualizar no mercado corporativo.
Segundo diz o site da 2Make Soluções,
47% dos empregos de hoje não existirão daqui a 10 anos.
54% dos empregos formais poderão dar lugar a robôs e programas de computador até 2026.
67,8% dos empreendedores tiveram que desenvolver soluções para vender online. A maioria precisou investir na gestão de redes sociais (22,7%), e em canais para se comunicar com os clientes (20,3% em vendas pelo WhatsApp e 15% na criação de site)
Mas não somente o domínio tecnológico terá importância a partir de agora. Será necessário dominar também um conjunto de habilidades, tais como:
- Inteligência emocional e cultural
- Pensamento proativo
- Foco em soluções
- Autonomia
- Bom gerenciamento de tempo
- Espírito de liderança e colaborativo
- Flexibilidade
- Otimização de processos
- Habilidades digitais e tecnológicas
- Segurança preventiva
- Adaptação às mudanças
- Criatividade, entre outras.
Diante das transformações já em curso e considerando a rápida evolução mercadológica do mundo, é fundamental que quanto mais rápido houver uma adaptação ao “novo normal”, mais garantido será o sucesso como empreendedor ou colaborador de uma organização.
Nesse momento atual ainda conturbado e com tantas inseguranças em relação ao futuro, é fundamental que profissionais se antecipem e comecem a se preparar e se requalificar às novas funções, pois somente dessa forma conseguiremos reerguer a economia e ter um futuro profissional melhor, expandindo horizontes e trabalhando novas e importantes diretrizes.
Os desafios são muitos, assim como as oportunidades, por isso estar atento às exigências do “novo mundo profissional” é realmente indispensável para aqueles que desejam aperfeiçoar ou adquirir novas habilidades profissionais.
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