É comum que as pessoas recebam chamadas telefônicas indesejadas que a princípio podem parecer ser de um número local ou conhecido, mas na verdade são chamadas gravadas que são conhecidas como robocalls.

É importante saber que há uma legislação específica para esses casos que é a Lei Geral das Telecomunicações que tem mais de 25 anos. Ela trouxe muitas melhorias, garantiu direitos, mas também impôs deveres para os usuários.

Entre eles está o acesso aos serviços com padrões de qualidade e regularidade, liberdade de escolha de prestadoras, informação adequada sobre as condições, tarifas e preços, respeito à privacidade na utilização dos dados pessoais e resposta às reclamações.

Entretanto, mesmo com todas as melhorias implementadas pela LGT e com a alteração recente que ela teve como objetivo acabar com as chamadas comerciais sem consentimento, o spam telefônico, essa prática ainda é comum, apesar de ilegal.

 

Robocalls

 

Robocalls são chamadas telefônicas automatizadas que utilizam sistemas computadorizados para fazer ligações em massa. Essas ligações são utilizadas para diferentes propósitos, entre eles para campanhas de marketing, pesquisas, fraudes e golpes.

 

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Como funcionam os Robocalls?

 

Eles operam através de sistemas automáticos que discam números telefônicos de uma lista previamente definida. 

Quando alguém atende, uma mensagem pré-gravada é reproduzida. Estas mensagens variam desde ofertas de produtos e serviços, lembretes de consultas médicas, ameaças e aplicação de golpes.

 

Qual é o processo até chegar na chamada telefônica?

 

1- Uma lista de números é criada: as empresas conseguem os números telefônicos de bases públicas, compram listas de contatos ou de algoritmos que criam número aleatórios;

 

2- Um sistema automático é configurado: são usados softwares e servidores que ligam para milhares de números automaticamente e exibem uma mensagem pré-gravada;

 

3- O número de origem é camuflado: uma técnica chamada spoofing é usada para esconder o número real e falsificar o número exibido no identificador de chamadas;

 

4- Uma mensagem é enviada: ao atender, o proprietário do telefone recebe uma mensagem gravada. 

 

Quais são os prováveis riscos dos Robocalls?

 

1- Invasão de Privacidade: a frequência em que as ligações são realizadas por robocalls acaba sendo invasiva e atrapalha a rotina das pessoas;

 

2- Fraudes e golpes: muitas dessas ligações são feitas com a intenção de roubar dados pessoais e financeiros;

 

3- Phishing: há robocalls que enganam os destinatários para tentar conseguir informações sensíveis, como senhas de banco e dos cartões. Alguns se passam por bancos ou por outras instituições e podem levar o dono do telefone a ter perdas financeiras se ele se deixar levar e passar as informações solicitadas.

 

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Como se proteger?

 

Há algumas formas de tentar evitar chamadas inconvenientes e se proteger das chamadas indesejadas.

 

Entre elas:

 

1- Não atender números desconhecidos;

2- Não passar informações para números e pessoas desconhecidas;

3- Utilizar aplicativos de bloqueio;

4- Denunciar os Robocalls.

 

Conclusão:

 

Com o desenvolvimento cada vez maior da tecnologia, cada vez mais as empresas e os golpistas que usam Robocalls tentam driblar as leis e os bloqueios para buscar acessar os donos de telefone para fazer a sua propaganda ou aplicar golpes.

Por isso, no mundo moderno é necessário estar sempre em alerta e não passar informações pessoais ou dados financeiros por telefone para desconhecidos para não cair em golpes. 

É importante bloquear e denunciar esses números e não atender ou tomar muito cuidado ao atender números desconhecidos.

A precaução e a prevenção são os melhores caminhos quando se trata desse tipo de situação.

 

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