Com o advento da internet e todos os benefícios da tecnologia, que cresce continuamente, temos hoje o mundo ao nosso alcance.
Podemos comprar, vender, pesquisar, fazer transações financeiras, conversar em tempo real com pessoas do outro lado do mundo, estudar, e tantas outras coisas, bastando apenas ter uma boa conexão na internet.
Tudo isso nos parece maravilhoso. E, de fato, é. Porém, é importante lembrar também que todos nossos dados ficam armazenados nos sistemas operacionais nos nossos equipamentos, tornando nossa segurança e privacidade bastante vulneráveis.
Toda essa tecnologia e todas as ações na internet que facilitam nossa rotina, podem esconder algo bastante perigoso e muitas vezes nem nos damos conta disso: o sequestro de dados.
Estudos apontam que o Brasil é o segundo país que mais sofre ataques para sequestro dos dados online em empresas. Ficamos atrás somente dos Estados Unidos.
Isso se deve, além de alguns outros fatores, à grande vulnerabilidade dos sistemas operacionais, à falta de proteção eficiente e o uso inadequado da internet. A maioria das pessoas conhece os riscos que corre quando fornece seus dados na internet sem o devido cuidado.
Muitas vezes, basta um click em um link para que a máquina seja infectada e dados sigilosos sejam roubados, causando prejuízos imensuráveis. Geralmente, muitos desses links chegam através de propagandas, e-mails e mensagens de aplicativos.
Por isso, cada vez mais é preciso investir em proteção de dados, especialmente nas organizações. Os crimes cibernéticos aumentam significativamente, de forma muito criativa e maldosa.
Proteger nossos dados é fundamental para que possamos minimizar os riscos que, infelizmente, estamos sujeitos.
Muitas empresas utilizam seus servidores físicos para armazenar arquivos e todas as informações confidenciais.
Mas será que, dessa forma, seus dados estão realmente seguros?
O que é mais eficiente: armazenamento de dados local ou em nuvem?
Até anos atrás o armazenamento de dados era feito manualmente, como Fita DAT, HD externo, DVDs, CDs, placas de memória USB, ou em um computador/dispositivo de rede diferente.
Hoje podemos contar também com o armazenamento de dados em nuvem, que é construído em torno de um aplicativo local e executado em horários específicos. Os dados são armazenados remotamente e podem ser acessados onde quer que haja acesso à Internet. O provedor da nuvem promove toda a manutenção e atualizações e, assim, você terá menos preocupações.
Certamente que fazer o backup periodicamente de todos os arquivos e informações relevantes é sempre uma excelente opção para a segurança dos seus dados e de toda sua empresa. Independente do tamanho da organização, é importante avaliar que tipo de proteção adotar para o armazenamento de dados.
Nós, da Super TI 360, trabalhamos com soluções completas em TI. Dominamos todo conhecimento necessário para prestar serviços em infraestrutura de TI, gerenciamento completo de rede, servidores, suporte técnico, soluções em nuvem, segurança e backup de dados, além de soluções home office com total segurança para as empresas.
Consulte a Super TI 360 para maiores detalhes.