Transformação Digital: mudanças que afetam a todos
Cada vez mais presente em discussões corporativas e tecnológicas, a transformação digital está revolucionando a maneira de viver, trabalhar e comunicar das pessoas, promovendo muitas mudanças e inovações no mundo.
De acordo com o Olhar Digital em matéria publicada em julho de 2023, a pandemia acelerou a transformação digital em quatro anos para que elas pudessem se adaptar à nova realidade e as transformações continuam. Outro dado trazido no mesmo texto é que o investimento previsto para 2023 supera em 65% o valor aplicado em 2020.
O que é a transformação digital?
Processo de inserir tecnologias digitais em diversas áreas de uma empresa, tendo como objetivo melhorar processos, trazer inovação e vantagens competitivas. É muito mais do que adotar ferramentas tecnológicas e envolve uma mudança cultural e estratégica para buscar uma visão orientada por dados.
Vai além de investimento financeiro, pois é necessário um planejamento com estratégias claras e pessoas qualificadas para implantar as inovações.
Exige comprometimento de todos no ambiente e um movimento constante para garantir que as implementações sejam realizadas e atualizadas, pois a evolução tecnológica não pára.
Como começar a implantar a transformação digital?
É importante traçar uma estratégia, considerando a posição da empresa, o seu momento atual, os gargalos e o contexto no qual ela está inserida para poder identificar áreas nas quais a digitalização poderá trazer benefícios. Além de escolher quais tecnologias são as mais adequadas para o negócio.
Para que esse processo funcione bem é fundamental que todos da empresa sejam envolvidos e capacitados para entenderem e terem o conhecimento necessário para interagir bem com as transformações.
Como a transformação digital acontece na prática?
Ela ocorre de várias maneiras e pode variar de acordo com a empresa, pois depende do tamanho, área, metas e recursos disponíveis.
As etapas abaixo podem ser seguidas para a implantação da transformação digital.
1- Definir os objetivos: é importante definir os objetivos e metas para fazer o planejamento da implantação da digitalização.
2- Avaliar as tecnologias disponíveis: quais as tecnologias que mais fazem sentido para ser implantadas para atingir os objetivos definidos?
3- Engajar a liderança: é necessário que a liderança apoie e participe do processo. Além de fornecer os recursos necessários.
4- Criar equipes ou buscar parcerias: as empresas podem ter equipes internas ou terceirizadas para orientação e suporte durante o processo de implantação.
5- Identificar os processos a serem automatizados: quais tarefas poderiam se tornar mais eficientes se fossem realizadas com o uso de ferramentas digitais?
6- Treinar os colaboradores: todos precisam ser treinados para utilizar as novas tecnologias.
7- Promover mudanças culturais: trabalhar a mudança cultural dos colaboradores mais resistentes às transformações para que todos possam estar abertos para as novas ideias e tecnologias, pois a adaptação às mudanças do mercado passa pela incorporação de novas tecnologias.
8- Coletar e analisar dados: por meio da análise dos dados, a tomada de decisão para cada ocasião fica mais respaldada e pode ser acompanhada e reformulada, caso seja necessário com a análise de novos dados sempre com o objetivo da melhoria contínua.
Exemplos de transformação digital
1- Inteligência artificial: Cada vez mais a digitalização faz parte do cotidiano das empresas e, ainda de acordo com matéria do Olhar Digital a IA já está presente em mais de 40% das organizações ao redor do mundo, de acordo com dados da Tortoise Media (2022).
2- Varejo e Comércio Eletrônico: empresas de varejo tradicional têm investido em plataformas digitais para atender às demandas de consumidores online. Além disso, a aplicação de tecnologias como realidade aumentada e inteligência artificial tem melhorado a experiência do cliente no processo de compra.
3- Saúde Digital: a transformação digital está presente no setor da saúde. Por exemplo, em aplicativos de monitoramento da saúde, telemedicina, prontuários eletrônicos e diagnósticos por imagem.
4- Internet das Coisas (IoT): A IoT permite que empresas coletem e analisem dados de dispositivos conectados. Por exemplo, o desempenho de máquinas pode ser monitorado, otimizando a manutenção preventiva.
5- Indústria 4.0: tem se beneficiado de inovações como a Internet das Coisas (IoT), robótica avançada e análise de dados para otimizar a produção, melhorar a manutenção preditiva e aumentar a eficiência operacional.
6- Educação Online: plataformas de ensino à distância têm sido muito utilizadas, permitindo que estudantes tenham acesso ao conteúdo, independentemente de sua localização geográfica.
7- Cloud Computing: a migração para serviços em nuvem permite o acesso remoto aos dados e aplicativos.
8- Monitoramento em Tempo Real: Alguns setores como logística e transporte usam tecnologias de rastreamento em tempo real para otimizar rotas, reduzir atrasos e melhorar a eficiência das operações.
Como Fazer a Transformação Digital?
Para que ela aconteça é necessário ter uma visão clara do que significa a transformação digital para a empresa, tendo os líderes comprometidos com o processo.
É importante avaliar a situação atual em relação à infraestrutura, identificar lacunas e a partir daí traçar um plano para estruturar as transformações necessárias.
Além disso, é necessário o comprometimento de todos da equipe para a promoção de um aprendizado contínuo e incentivo ao uso das novas tecnologias.
Tudo isso sem abrir mão da segurança dos dados e privacidade dos clientes, protegendo as informações sensíveis.
Esse processo não é simples e nem linear, por isso é importante monitorar constantemente o progresso da transformação digital, avaliar os dados e resultados alcançados, fazendo ajustes quando necessário.
Resumindo, a transformação digital é uma jornada contínua e dinâmica que é impulsionada pelas constantes mudanças tecnológicas e necessidades dos negócios.
Nós da SUPER TI 360 oferecemos o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.