Gerar mais vendas é um desafio para a maioria das empresas. No entanto, este desafio se torna possível de ser superado quando a prospecção é realizada de forma inteligente, organizada e planejada. 

A prospecção, também conhecida como pré-venda, faz parte da rotina de todos os negócios, afinal, é através desse recurso que se aplica as primeiras conexões para a qualificação de leads de interesse.
Geralmente a equipe de vendas/comercial é a principal responsável por todo o processo de prospecção e visa sempre alavancar as vendas. Porém, mesmo conceitualmente compreendido, muitas dúvidas surgem quando uma empresa inicia o trabalho de prospecção de um produto ou serviço, principalmente quando se trata de um empreendimento no início de seu desenvolvimento.

Algumas considerações importantes devem ser feitas para que a prospecção seja realizada de maneira que possa trazer resultados positivos para a equipe envolvida e para a toda a empresa. Pode-se, por exemplo, começar com a definição das estratégias sobre quantidade ou qualidade a serem usadas nas pesquisas para a captação de possíveis clientes.
Será que quanto mais contatos estabelecidos mais vendas serão realizadas?

Vendas B2B: etapas e estratégias

A prospecção é uma das etapas mais importantes do processo de vendas, mas não há uma forma mágica ou mais eficiente para prospectar. O que se pode afirmar é que a prospecção exige processos bem delineados como: planejamento, estratégias, definições do público-alvo, práticas assertivas, tecnologias e ferramentas digitais, contexto econômico etc.  Além disso, precisamos analisar o modelo de negócio e o mercado de atuação na empresa.

O número de interações no início de um trabalho tem a sua importância, pois, resumidamente, estamos na tentativa de contatos com clientes em potencial para então dar início à construção de relacionamento com eles.  

Seguindo esse raciocínio, inicialmente é preciso conectar uma quantidade grande de pessoas para alcançar um objetivo, pois algumas delas podem dar início a uma negociação, enquanto outras vão ignorar o seu contato, seja ele feito por e-mail, telefone ou qualquer outra forma de comunicação.

Tudo isso demanda tempo e muita determinação, mas conforme vamos entendendo o cenário e passamos a armazenar informações importantes sobre os leads de interesse, é hora de pensar na qualidade de todo esse processo de prospecção, passando a dar real valor àqueles que realmente poderão ser nossos futuros clientes.

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Quem atua na área comercial e vendas sabe que o possível cliente, na fase da prospecção, ainda está iniciando um relacionamento com a empresa, portanto é preciso ter muita paciência para estabelecer uma boa relação profissional. Uma boa prospecção não gera somente novos clientes. Também pode gerar consumidores fiéis a sua marca, o que resulta no crescimento e sucesso da empresa.

Para concluir, é necessário haver um certo equilíbrio entre quantidade e qualidade, afinal estamos em busca de novas oportunidades comerciais e queremos negócios duradouros, não apenas ocasionais.

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